Seja Bem Vindo

Seja bem vindo ao Roteiro Aberto, o blog onde você poderá expor o seu ponto de vista assim como conhecer e discutir outros. Faça sua rota e boa viagem!

domingo, 27 de março de 2011

Por favor, não o maltrate...

Olá blogueiros de plantão, sei que não sou nenhuma especialista quando o assunto é Língua Portuguesa, mas convenhamos que algumas pessoas maltratam o português de forma tão bruta que machuca-o, eu fico triste sabe?! Mas será que a culpa disto é somente deles?
Caminhando pelas ruas da capital federal pude observar em vários lugares sinais de violência contra o indefeso português. Encontramos erros em faixas, placas e até em estabelecimentos como mercados, pizzarias e etc. Algumas vezes ainda deixamos passar despercebido, mas às vezes o erro é tão grotesco que sinto uma pontada na barriga e preciso de um tempo para restabelecer-me.
Não é exagero, em Brasília, capital do nosso país, encontramos erros absurdos todos os dias, e nem precisamos de um olhar clínico para tal. Veja bem, se na capital federal que deveria dar o exemplo, nos deparamos com essa situação, imagina no restante do país, em estados do nordeste brasileiro por exemplo onde o senso comum afirma que a população seja relativamente mais atrasada e que a maioria dos nordestinos tenha certa dificuldade ao escrever e falar de acordo com a Gramática Normativa. (o que eu discordo...) Imaginou? Pois é, será justo que um grupo de elitistas se afirmem superiores por saberem dominar a língua portuguesa e não se importarem com seu vizinho que devido a falta de oportunidade e talvez pela falta de investimento na educação por parte do governo, não possuem boa dicção e facilidade para uma boa escrita?
O Brasil é um país diversificado principalmente no quesito cultura. Somos uma mistura de sotaques e costumes, mas eu acredito que tamanha ignorância não deveria fazer parte de nossa cultura. Com isso, quero dizer que o governo deveria investir mais em educação, pois exemplos como "midexaipas'' (foto ao lado) podem virar realidade para muitas pessoas que não tem condições de pagar por um estudo numa instituição particular, já que o ensino público está cada vez mais precário.
Investindo em educação, certamente o Brasil subiria no conceito mundial e não seria mais considerado um país inferior de população parcialmente ignorante. A educação é a base de cada Estado! Então no dia em que o Brasil tiver um ensino público de qualidade, aí sim, placas como essa ao lado não existirão para ridicularização do português.
E nós certamente não seremos mais piada no exterior e, principalmente, piada para os próprios brasileiros!





Nenhum comentário:

Postar um comentário